Este é um bom exemplo de como os projetos industriais atuais sofrem influências culturais de muito tempo atrás.





Durante o império romano foram construídas estradas por todos os territórios conquistados.


As carroças e bigas romanas eram movidas por dois cavalos, as estradas foram dimensionadas com aproximadamente 1,5 metro de largura, o suficiente para acomodar os dois cavalos.





Os Ingleses eram conhecidos construtores de carroças (e o fazem até hoje com seus carros), durante a revolução industrial eram os únicos fabricantes de trem e construíram ferrovias por todo o planeta, a empresa construtora dos vagões do trem era a mesma que construia as carroças, então a bitola permaneceu a mesma. Criando um padrão para os trilhos do trem.

Carruagem da Família Real Britânica




O ônibus espacial americano utiliza 2 tanques de combustível (SRB- Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol em Utah. Esses tanques são transportados até a Flórida por trens.





Os engenheiros que projetaram estes tanques queriam fazê-los mais largos, porém, tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados.




Os túneis ferroviários tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha do trem, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do Império Romano, que tinha a largura de 2 cavalos.

Então podemos dizer que o cavalo está no espaço.






Quer Mais?

Containers foram projetados para o transporte de mercadorias a princípio em trens e navios, portanto o projeto sofreu influência dos mesmos cavalos romanos.



O tamanho dos pallets são determinados de acordo com o tamanho do container, e as caixas dos produtos devem, quando combinadas ter essas mesmas medidas.

Assim os produtos que estarão nessas caixas
 também sofrem influência dos cavalos romanos.



É por essas e outras, muitas outras situações,
que existem os Desenhistas Industriais,

ou seja,
Os Designers.


Dica de José Fernando de Jesus

0 comentários: